quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sinceridade


(Photo: deviantart)
Estava conversando com um amigo meu esses dias sobre filosofia, meu assunto preferido (É só ler um post daqui que fica bem claro hehe). Ele me perguntou se eu acho que o Homem é quem é quando está sozinho, com seus pensamentos, ou o que faz quando está com outras pessoas.
Respondi rápida e superficialmente que o Homem deve ser um ponto entre esses dois "extremos". Mas acho que não existe uma resposta definitiva e cada pessoa é um pouco isso, um pouco aquilo.

Analisando certas coisas, percebo minha certa inabilidade em conviver com aparências. Me acostumei muito com a essência. Eu procuro a minha, dos meus personagens e das pessoas que convivem comigo. Às vezes chego a esquecer que é dada a opção de ser ou parecer. E mais vezes me decepciono quando percebo que as pessoas escolhem, na maioria das vezes, apenas parecer.
A maioria das minhas amizades, fico feliz em constatar, é de essência. Eu - e meus amigos sabem muito bem disso - chego a descobrir se alguém está bem ou não apenas numa conversa pelo msn.
Acredito que ser e parecer devam conviver juntos e gostaria que fossem a mesma coisa.
Fato, minha utopia às vezes é maior que eu.


Não que eu seja completamente inapta em matéria de aparências, é que acho tãão cansativo viver com mentiras. Não saber se as pessoas estão falando a verdade ou não. Acho mais prático a sinceridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário