quarta-feira, 15 de julho de 2009

Criticar x Se emocionar

Há algumas semanas, assisti ao Musical A Bela e a Fera.
Espetáculo lindíssimo, com trocas de cenário perfeitas, coreografias muiito boas. Me senti dentro do desenho animado; realmente me emocionei.
Enquanto eu assistia boquiaberta, tinha algumas pessoas do meu lado criticando-a, dizendo que um outro musical estava muito melhor, que conseguiam ouvir o barulho das rodinhas do cenário desse e etc...
Há muito tempo eu aprendi a ser crítica, a não aceitar facilmente o que o mundo tentava me empurrar goela abaixo e há pouco tempo eu aprendi a não ser tão radical.
À medida em que aumentamos nosso repertório de livros, novelas, músicas, peças e até relacionamentos, fica inevitável não comparar o novo com o que já se viu/viveu e já considera bom.
Foi meu primeiro musical e, percebe-se, fiquei extasiada. Algumas coisas não me agradaram tanto, como a voz da Fera que era muito fina para uma fera, uma música e outras pequenas coisas.
Mas para quê usar o raciocínio lógico em 100% do tempo? Eu percebi, naquele momento, que poderia optar entre procurar os defeitos do que estava à minha frente e entre me deixar levar pelo sentimento.
Escolhi a segunda opção: me concentrar nas partes que eu estava gostando.
Quando a gente critica muito, quase não nos surpreendemos mais com as coisas, porque nada nos agrada 100%, infelizmente.
Ver o mundo com olhos de criança, focar os pontos positivos, não se trata de ingenuidade, falta de senso crítico ou imaturidade, mas de sensibilidade, bom-humor e descanso para nosso raciocínio ocidental - é melhor deixar esse para momentos específicos.
Avaliar criticamente é importante e prova para os outros que 'sabemos pensar'. Mas se emocionar é algo só nosso, que palavra alguma traduz ou é mais importante.

E o Musical conseguiu seu propósito: despertar sentimento nas pessoas.
Arte é isso: coração, o resto é detalhe.

2 comentários:

  1. É por isso que não entendo qdo as pessoas só reclamam, só criticam, e procuram não ver a beleza do mundo... Ser "inteligente" é mais fácil... Ser "feliz" é opção!!!

    ResponderExcluir
  2. Solid state lighting does not have any moving components inside it.
    There health benefits outnumber their disadvantages, if
    any. Just as a powerful river conists of small drops moving in
    the same direction, society can help itself along through offering
    these grants and incentives to people complacent with the familiar, inefficient
    incandescent bub.

    my web blog :: Deckenleuchten

    ResponderExcluir